Aviso

Formação de Matemática

A formação em contexto foi uma aposta do departamento de 1.º ciclo, do agrupamento de escolas Poeta Joaquim Serra, no âmbito do projeto Alicerces. Na área da matemática, demos por terminado o Curso de formação “Números Racionais no 1.º Ciclo”. Durante nove sessões presenciais, pós-laborais, um grupo de vinte e uma formandas, juntaram-se na escola sede do agrupamento para partilharem práticas, analisarem e debaterem as orientações curriculares referentes a este tema, que se entende exigente, no Programa de Matemática de 2013, e se debruçarem sobre tarefas matemáticas interessantes para proporcionar aprendizagens significativas nos nossos alunos do 1.º ciclo.

Fica a partilha de algumas reflexões das formandas, expressas no trabalho final apresentado:

“Frequentar a ação de formação Números Racionais no 1.º Ciclo foi uma oportunidade que contribuiu para o nosso desenvolvimento, quer pessoal, quer profissional. As atividades propostas no âmbito da formação permitiram-nos enriquecer o nosso leque de competências, no que concerne a Matemática, em concreto no domínio dos números racionais, e na exploração de atividades que podemos e devemos desenvolver com os nossos alunos. Foram momentos de intensiva partilha, e ao partilhar, aprendemos e melhoramos as nossas práticas.

Destacamos a análise das Metas Curriculares e do Programa de Matemática, ao nível dos conceitos e do grau de complexidade das tarefas a desenvolver para os 3.º e 4.º anos de escolaridade, que para além de introduzirem novas definições terminológicas, inserem também alterações ao nível dos conteúdos a trabalhar em sala de aula. Foi extremamente importante e proveitoso poder contar com as formadoras para esclarecerem diversas dúvidas e relembrarem alguns termos já esquecidos. Aproveitamos para salientar o seu papel ativo, que ao longo das sessões conseguiram fomentar um ambiente de comunicação e interajuda, imprescindível para que no final de um dia intensivo de trabalho, encarássemos com vontade as propostas de atividade que nos foram apresentadas.

Ao longo destas semanas, participámos com empenho e interesse na construção das propostas de trabalho realizadas em grupo, que foram postas em prática em três turmas, das quais somos professoras titulares.” Helena Baptista, Joana Burguete e Vera Polme (2014)

“Relativamente à formação, gostaríamos de salientar o quanto a mesma se revelou importante para nós, uma vez que nos permitiu compreender muitos dos conceitos envolvidos nesta unidade curricular, fator determinante para uma melhor abordagem da mesma para com os nossos alunos. Permitiu, ainda, explorar as dificuldades apresentadas pelos alunos, através da aplicação de material construído/trabalhado durante a formação, e encontrar abordagens alternativas ou mais apropriadas aos alunos.” Aurora Sousa e Teresa Mousinho (2014)

A formação tinha “como objetivo a atualização e aprofundamento dos conhecimentos científicos e metodológicos dos formandos, no que respeita ao ensino da Matemática no 1º ciclo do Ensino Básico e o consequente enriquecimento/ partilha de práticas pedagógicas, com vista ao sucesso do ensino e aprendizagem da Matemática.

O que nos levou a inscrever nesta formação foi precisamente a pertinência dos objetivos da mesma e o facto de nos sentirmos um pouco “desatualizadas” e inseguras em relação ao novo currículo e às metas curriculares da Matemática no 1º ciclo do ensino básico.” Carmen Mileu e Cláudia Franco (2014)

A avaliação do curso de formação teve por base a elaboração de um ensaio, relativo ao ensino e aprendizagem dos números racionais não negativos num dos quatro primeiros anos do ensino básico. O ensaio centrava-se, prioritariamente, num objetivo matemático referido num dos documentos curriculares relativos a este subtema. Os trabalhos apresentados, refletem boas práticas de sala de aula, no âmbito de atividades matemáticas significativas, criadas no contexto da formação ou pelas formandas com base nas partilhas realizadas nas sessões de formação. Alguns exemplos desses trabalhos foram igualmente publicados neste sítio.



As Formadoras,


Marta Procópio
(docente do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra)


Sandra Lino Raposo
(docente do 3.º Ciclo do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra)

 

Aqui fica o exemplo de um ensaio realizado para a formação assim como alguns materiais que foram aplicados com os alunos e que foram alvo de reflexão, durante a mesma.

 

Ensaio

Jogo com frações




Powered by Joomla!®. Designed by: joomla 1.6 templates web hosting Valid XHTML and CSS.